A manhã desta segunda-feira (29/3) foi tranquila nos pontos de vacinação contra a covid-19. Com o público prioritário de idosos com 67 anos ou mais, além de profissionais de saúde da rede particular, a procura para receber o imunizante foi baixa no Distrito Federal. No Parque da Cidade, as filas foram ocupadas por idosos que não conseguiram se vacinar antes.
Foi o caso da aposentada Leloína Lemos dos Santos, 73 anos que, acompanhada da família, conseguiu receber a primeira dose do imunizante. “Eu não consegui vir antes porque estava resfriada”, explica. Ela diz que a espera foi “angustiante”. “Eu esperei todos esses dias ansiosa, com o coração inquieto”, afirma. Agora, é esperar a segunda dose para completar o ciclo de imunização. “Quero aproveitar a família”, diz a aposentada.
De acordo com os profissionais da saúde, não houve registro de filas ou grande demanda. Os imunizantes estão sendo destinados a idosos que não conseguiram se vacinar no final de semana, e não houve abertura de agendamento para esta segunda-feira (29/3). As pessoas que conseguiram agendar receber a primeira dose do imunizante somente na próxima terça-feira (303).
O Distrito Federal conta com 17 pontos exclusivamente por drive-thru para aplicação das doses de imunizantes contra o novo coronavírus. São eles:
Estádio Mané Garrincha
Shopping Pátio Brasil
Faculdade Uniplan em Águas Claras
Clube do Médico (Lago Sul)
Shopping JK
Taguatinga Shopping
Terraço Shopping
Taguapark
Sesc Ceilândia
Estádio Bezerrão
UBS nº 5 de Ceilândia
Clube da Saúde (SIA)
UBS nº 1 de Sobradinho
Asa Norte, em frente ao Liberty Mall
O horário de funcionamento é das 9h às 17h. Apenas profissionais da rede privada precisam agendar.
Novos grupos
Nesta semana, o governo do Distrito Federal pretende iniciar a vacinação de agentes de segurança pública, rodoviários e agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Os professores e educadores das redes pública e privada devem ser beneficiados no próximo mês. O objetivo do Executivo local é realizar essa ampliação dos grupos de profissionais paralelamente à ampliação das faixas etárias. No entanto, para que isso ocorra, é preciso o repasse de vacinas por parte do Ministério da Saúde.
Até o momento, mais de 270.059 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no DF. Desse total, 75.871 receberam as duas doses do imunizante.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.