O recorde de temperatura mais baixa do ano voltou a ser quebrado nesta segunda-feira (29/3): na madrugada, os termômetros marcaram 12ºC no Distrito Federal. Por isso, ao longo da manhã o tempo fica mais ameno, mas, no decorrer do dia, esse cenário vai mudar, e faz calor durante a tarde: a expectativa é que a temperatura atinja os 32ºC. Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Tamanha amplitude térmica é característica do outono, uma estação de transição entre o verão - quente e úmido - e o inverno - frio e seco, explica o meteorologista Heráclio Alves. Com isso, a umidade, antes elevada, está em queda, e oscila entre 20% e 85%. "Nos próximos dias, há uma frente fria vinda do Sudeste", afirma. Desse modo, as temperaturas e a umidade continuarão a cair.
Assim, o céu se mantém com poucas nuvens. "Com pouca nebulosidade, a temperatura aumenta muito rápido, não tem essa cobertura natural", explica. Assim, a chance de chuva está descartada para esta segunda. "As chuvas agora são mais escassas, é uma condição da época, começamos a entrar naquele período de estiagem", ressalta Alves.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.