Coronavírus

Ibaneis antecipa vacinação de idosos entre 67 e 68 anos para esta sexta (26/3)

Vacinação para este público nos 50 pontos de vacina vai começar às 14h desta sexta-feira (26/3). O Correio apurou que um novo lote de imunizantes deve chegar no domingo

José Carlos Vieira
Samara Schwingel
Jéssica Moura
postado em 26/03/2021 11:50 / atualizado em 26/03/2021 13:09
A vacinação comecçaria no sábado (27/3), mas Ibaneis antecipou para as 14h desta sexta (26/3) -
A vacinação comecçaria no sábado (27/3), mas Ibaneis antecipou para as 14h desta sexta (26/3) -

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ao Correio que decidiu antecipar a vacinação contra a covid-19 dos idosos de 67 e 68 anos para às 14h desta sexta-feira (26/3). Mais cedo, ele havia anunciado que a ampliação do público-alvo começaria no sábado (27/3). Com isso, as pessoas nessa faixa-etária podem se dirigir aos postos de saúde, e não é preciso agendamento da vacinação.

Mais cedo, começou também a vacinação dos profissionais de saúde da rede privada e com registro em conselhos de classe, servidores do Instituto Médico Legal (IML), agentes funerários, por exemplo. Esse público, estimado em 98,5 mil pessoas, precisou marcar o horário para receber as doses. Nesta primeira etapa, que vai até 30 de março, 28 mil serão imunizados.

Segundo estimativa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF tem 17.581 pessoas com 67 anos e 16.470 indivíduos com 68 anos. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pede calma à população e garante que há doses para todos do grupo prioritário. “Estamos estendendo a vacinação e alcançando mais pessoas a cada semana. Quem não puder ir hoje não se preocupe que teremos pontos abertos no sábado, domingo e durante a semana”, explica o secretário. Ele lembrou que essa é uma determinação do governador Ibaneis Rocha para que o público idoso seja contemplado com agilidade.

Pontos de Vacinação

A vacina será disponibilizada em 50 pontos de vacinação, sendo 15 na modalidade drive-thru. Para ser vacinado, basta levar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. Caso não tenha o cartão de vacina, um novo será emitido.

Não é necessário agendar atendimento. Os pontos funcionarão até as 17h e os profissionais irão imunizar quem chegar ao local, desde que tenha 67 anos completos ou mais. A vacinação também se estenderá no final de semana, em três pontos: Parque da Cidade, estacionamento 13, Shopping Iguatemi e faculdade Unieuro, em Águas Claras.

Vacinação no DF

Até o momento, 237.417 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose no Distrito Federal e 71.719 receberam o reforço. No total, foram recebidas 446.410 doses, sendo 372.160 da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac e 74.250 da vacina Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

A Região de Saúde Central foi a que mais vacinou, até o momento, com 72.525 doses aplicadas, seguida pela Região Sudoeste, que aplicou 41.471 doses. Os dados são do Vacinômetro da Secretaria de Saúde e consideram a aplicação da primeira dose. A segunda dose foi aplicada em 20.610 pessoas da Região Central e em 13.538 na Região de Saúde Sudoeste.

O DF espera receber mais doses de vacinas neste domingo (28) e outra remessa na quarta-feira da semana que vem. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação