Vacinação

Covid-19: Vacinas acabam e imunização é interrompida no Guará

Estoque terminou na manhã dessa quarta-feira (24/3). Previsão de reposição é na sexta (26/3)

Jéssica Moura
postado em 25/03/2021 12:30 / atualizado em 25/03/2021 14:07
Na UBS 3, havia apenas vacinas destinadas à segunda dose -  (crédito: Ed Alves/ CB / DA Press)
Na UBS 3, havia apenas vacinas destinadas à segunda dose - (crédito: Ed Alves/ CB / DA Press)

Quem tentou se vacinar contra a covid-19 na manhã desta quinta-feira (25/3) nos postos de saúde do Guará teve de dar meia-volta: apesar da continuidade da campanha de vacinação, a imunização foi interrompida desde a manhã de quarta-feira (24/3), quando as doses acabaram na cidade.

Na Unidade Básica de Saúde 3, na QE 17, havia apenas estoque para aplicação da dose de reforço. Welly Carvalho, 30 anos, saiu cedo de casa para levar o sogro, João Batista, 71, para se vacinar. Eles chegaram a percorrer três postos, mas não conseguiram a dose. "O sentimento é de frustração", diz Welly. A situação se repetiu na UBS 1, da QE 6. Segundo servidores, 720 pessoas foram atendidas nos últimos dias, mas ainda não houve reposição para os postos da região Centro-sul. 

A expectativa é que mais vacinas serão entregues nesta sexta-feira (26/3), a partir das 10h. Além dos idosos entre 69 e 71 anos, cuja vacinação começou na segunda (22/3), outros profissionais da saúde da rede particular e trabalhadores de funerária foram incluídos no grupo prioritário e serão vacinados a partir de amanhã.

A secretaria de Saúde informou que "as unidades da Região Centro-Sul receberam uma grande quantidade de idosos para serem vacinados, e as doses previstas para esse público na região já foram todas utilizadas". A pasta ressaltou que "as doses para os profissionais de saúde que realizaram agendamento pelo site estarão disponíveis nos locais agendados". Por ora, a orientação é que os idosos procurem unidades de outras regiões que estão abastecidas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação