Imunização

Com novo público-alvo, DF tem desafio de conter filas para vacinação

Agendamento para mais profissionais de saúde começa nesta quinta-feira, mas população reclama das dificuldades para agendar recebimento da dose

Luana Patriolino
postado em 25/03/2021 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Começa nesta quinta-feira (25/3) o agendamento para a vacinação de profissionais de saúde da rede particular (leia Saiba mais). Com previsão de início da imunização na sexta-feira (26/3), serão atendidas pessoas que trabalham em consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e no Instituto de Medicina Legal (IML).

Com a ampliação da faixa etária para a vacinação, a expectativa é de que apareçam cada vez mais pessoas para receber as doses do imunizante. Assim, o DF precisa lidar com o desafio de desafogar a fila de espera pela imunização e acabar com a aglomeração nos postos de saúde.

Há quase um mês, a Secretaria de Saúde implementou um sistema de agendamento de vacinas on-line como medida para diminuir as filas. No entanto, o portal apresentou falhas e houve dificuldade para quem procurava pela vacina.

A servidora pública Ana Paula Paiva, 50 anos, foi uma das que teve problema para agendar a vacinação para a sogra, Jacy Paiva, 76. “No mês passado tentei marcar. Mas não resolveu muito e até erramos o posto. Acho que agendar resolve, porém, o site é muito complicado e não ajuda em nada”, opina. Ana Paula conta que a sogra teve covid-19 e ficou 32 dias internada, sendo dez intubada. Agora, a família aguarda ansiosamente pela segunda dose da vacinação: “Mas dessa vez, não vamos agendar no site”.

A policial civil aposentada Valdivina de Souza, 59, também relatou problemas para agendar a vacinação da mãe, Maria José Mendes Farias, 77. “Quando ouvi falar que a vacinação seria para a idade dela, avisaram que seria necessário agendar. No dia, tentei e não consegui. Minha filha também tentou e nada. No dia seguinte, continuei tendo problemas no site”, diz.

Dona Zezé, 77 anos, teve problemas ao tentar agendar a vacinação
Dona Zezé, 77 anos, teve problemas ao tentar agendar a vacinação (foto: Arquivo pessoal)

Dona Zezé, como é conhecida, acabou indo para a unidade de saúde sem marcar previamente. “Fiquei sabendo pelo jornal que teria vacinação em Ceilândia sem precisar de agendamento. Busquei mamãe e ela foi vacinada em um mutirão da cidade”, conta Valdivina. A próxima dose da dona Zezé está marcada para 26 de maio. A família também não pretende fazer o agendamento pela internet.

Procurada pelo Correio, a Secretaria de Saúde disse que não há mais necessidade de agendamento e que a marcação é apenas para pacientes acamados. Sobre aglomeração, a pasta informou que a vacinação ocorre de “maneira tranquila” e que as filas são registradas apenas no primeiro dia de ampliação dos grupos “devido à ansiedade normal das pessoas em serem vacinadas”.

Perguntada se tem algum plano de logística ou organização quando a imunização chegar aos grupos de 50, 40 e 30 anos, a pasta não respondeu.

Doses

O balanço diário de vacinação do DF, divulgado pela Secretaria de Saúde, informou que, na quarta-feira (24/3), 6.045 idosos receberam a primeira dose. Para a segunda dose, 554 pessoas foram vacinadas. Ao todo, foram aplicadas 6.601 vacinas. Desde o início da campanha de vacinação no DF, em 19 de janeiro, 234.536 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 70.855 a segunda. Na quarta, a secretaria esperava uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde que, no entanto, não chegou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Saiba mais

Quem integra o novo grupo?

» Profissionais de saúde do Instituto de Medicina Legal (IML) e da rede privada que trabalham em consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias e funerárias.

Como agendar?

Pelo site vacina.saude.df.gov.br ou pelo Disque Saúde 160, opção 6.

Quem pode receber a vacina?

» Profissionais ativos da rede pública;
» Profissionais de saúde da rede privada (a partir de sexta-feira);
» Idosos com 69 anos ou mais;
» Idosos e pessoas com deficiência institucionalizados (que vivem em instituições de internação) e cuidadores;
» Indígenas que vivem em terras indígenas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação