Semana da Água no DF

Na semana de água, Adasa lança manual de concessão outorgas

O documento poderá ser utilizado como ferramenta para orientação e análise no processo de concessão de outorgas

Correio Braziliense
postado em 24/03/2021 14:46 / atualizado em 24/03/2021 14:47
Manual ajuda a colocar em prática uma gestão mais transparente -  (crédito: Reprodução Internet)
Manual ajuda a colocar em prática uma gestão mais transparente - (crédito: Reprodução Internet)

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou, nesta quarta-feira (24/3), o Manual de Outorgas. O documento, que já está disponível para download, poderá ser utilizado como ferramenta para orientação e análise no processo de concessão de outorgas, contribuindo para uma gestão mais transparente e sustentável dos recursos hídricos do DF.

“Hoje entregamos à sociedade um manual sistematizado, com linguagem simplificada que facilitará o acesso ao serviço de outorga realizado pela Adasa", destacou o diretor-presidente da agência, Raimundo Ribeiro.

Para o diretor da área, Vinicius Benevides, a expectativa é de que esse instrumento seja de grande utilidade para usuários em geral, consultores e também para a própria equipe técnica da Adasa, que poderá analisar o documento e aplicá-lo à rotina, propondo melhorias sempre que necessário. “Tudo isso contribui para uma maior robustez do balanço hídrico e da garantia da sustentabilidade”, lembrou.

De acordo com o superintendente de recursos hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro, o documento é fruto do esforço conjunto de toda a equipe da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) que começou há três anos e resultou neste material que abarca toda a realidade do DF, legislação e metodologias aplicadas.

“Com o manual, garantimos uma maior padronização e uniformidade dos processos para concessão das outorgas, com critérios e regras bem definidos. Assim, é possível oferecer mais segurança para as nossas análises e comunicação mais clara com a sociedade. E esse último ponto é crucial porque, muitas vezes, é o próprio usuário quem traz uma informação incorreta, desencontrada, por falta de uma orientação mais precisa na hora de preencher um requerimento de outorga.”, arremata Carneiro.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação