Fake news

É falso calendário de vacinação por idade que circula no WhatsApp

Mensagem lista supostas datas em que pessoas com mais de 18 anos serão imunizadas. Nesta etapa, o Distrito Federal vacina apenas pessoas com mais de 69 anos, além de grupos específicos, como indígenas e profissionais da saúde da rede pública

Pedro Marra
postado em 23/03/2021 23:23 / atualizado em 23/03/2021 23:28
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) alerta para fake news envolvendo a campanha de imunização contra a covid-19 -  (crédito: SES-DF/Divulgação)
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) alerta para fake news envolvendo a campanha de imunização contra a covid-19 - (crédito: SES-DF/Divulgação)

Circula no aplicativo de mensagens um calendário de vacinação contra a covid-19, supostamente relativo ao Distrito Federal. No entanto, a informação é falsa. A Secretaria de Saúde (SES-DF) divulgou, nesta terça-feira (23/3), um alerta sobre a fake news envolvendo a campanha de imunização contra a doença.

A mensagem mostra uma lista com datas em que pessoas com mais de 18 anos seriam imunizadas no país. No entanto, não há previsão de quando os próximos grupos serão atendidos, pois a definição depende do envio de remessas de vacinas por parte do Ministério da Saúde. 

A SES-DF alerta que, neste momento, imuniza apenas pessoas com 69 anos ou mais, em 47 pontos de atendimento, que incluem unidades básicas de saúde (UBSs) e postos drive-thru. Além disso, a pasta atendeu grupos específicos, como indígenas, pessoas com deficiência e profissionais da saúde.

A pasta ressaltou que o atendimento de quem tiver menos de 69 anos será divulgado quando houver possibilidade de ampliar a vacinação, o que depende da chegada de mais doses, viabilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Informações referentes à campanha contra a covid-19 no Distrito Federal são divulgadas diariamente na página Vacina DF. Além disso, a secretaria criou o site Saúde sem Fake News, para que a população possa checar esse tipo de conteúdo. Quem receber informações sobre a Secretaria de Saúde e desconfiar da veracidade pode informar a pasta pelo WhatsApp: 61 992-523-540.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação