A última atualização da ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para covid-19 no Distrito Federal, feita às 10h deste domingo (21/3) pela Secretaria de Saúde (SES-DF), aponta que 96,05% das camas estão tomadas.
Até 12h deste domingo (21/3), havia 380 pacientes no DF aguardando um leito de UTI. Desses, 285 (75%) são casos suspeitos ou confirmados de covid-19.
No DF, são 19 hospitais com leitos de UTI separados para a doença. São três de campanha — da Polícia Militar, de Ceilândia e de Santa Maria — e nove hospitais regionais da rede pública, além do Hospital de Base e do Hospital da Criança.
Há também leitos de UTI para covid-19 em cinco hospitais. A SES contratou camas em quatro hospitais particulares e no Hospital Universitário de Brasília (HUB), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
O músico Jefferson Lemos, 25 anos, é um dos que vivem o drama de lutar por um leito de UTI para a família. O pai dele, de 51 anos, está na lista de espera do Hospital Regional da Ceilândia (HRC), desde o dia 13 de março, com sintomas graves da doença. Em poucos dias o estado do homem ficou ainda mais crítico e o quadro atual é extremamente delicado. “O secretário está sabendo do caso do meu pai. Ele precisa muito dessa vaga. É caso de vida ou morte. Nem nos hospitais particulares há vagas. Ele está intubado há quatro dias, em estado muito grave”, conta Jefferson.
Segundo a família, ele está tomando medicação forte e o rim não está funcionando bem também. Ele necessita de um leito com apoio para hemodiálise. “Entrei com uma liminar, mas o juiz plantonista não quis dar deferimento total, não sei por quê. Deu deferimento apenas parcial e passou para o juiz titular”, relata o músico sobre o desespero da família.
Ocupação por unidade
Oito hospitais estão 100% ocupados neste domingo (21/3) e cinco estão com até 10% de camas disponíveis. Três unidades estão mais de 80% tomadas e apenas três estão com a capacidade dos leitos de UTI em 50%.
Neste sábado (20/3), a Secretaria de Saúde anunciou que a vacinação de idosos com 69 anos ou mais começará às 13h desta segunda-feira (22/3). Desde quinta (18/3), o DF está vacinando pessoas acima de 72 anos.
Na segunda-feira (22/3), também começarão a ser imunizados novos grupos de profissionais de saúde, como aqueles em consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e no Instituto Médico Legal (IML).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.