O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou que a vacinação contra covid-19 será ampliada para idosos a partir de 69 anos já na próxima semana. Neste sábado (20/3), mais 48 mil doses da vacina chegaram à capital, o que permite, segundo o chefe do Executivo, abranger mais faixas etárias na campanha de imunização local.
A expectativa do governo é que o atendimento por faixa etária siga até que se alcance o público de 65 anos. A partir daí, o governador conta com uma aceleração na entrega de vacinas por parte do Executivo federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para começar a vacinar a população em geral.
Ao Correio, Ibaneis também afirmou que o governo tem acompanhado diariamente o estoque de oxigênio na capital federal. Segundo ele, o DF utiliza, hoje, apenas pouco mais da metade do total contratado para abastecer a rede pública de saúde. São 360 mil litros do insumo usados por mês, enquanto o contrato prevê quase 600 mil litros.
Por precaução, o GDF está licitando a compra de cinco usinas próprias para a produção de oxigênio, ainda de acordo com Ibaneis. Em São Paulo, neste fim de semana, já há relatos de escassez do insumo, essencial para o tratamento de doentes graves da covid-19.
Esta semana, o governo federal fechou contrato com Janssen e Pfizer para compra de 138 milhões de doses das vacinas das duas fabricantes. As primeiras unidades dos imunizantes provenientes do consórcio Covax Facility também chegaram ao país.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.