O verão se despede — levando as altas temperaturas — para dar lugar ao outono e seu clima ameno. A estação, que marca a transição dos dias quentes e chuvosos do verão para dias frios e secos do inverno, começou neste sábado (20/3), às 6h38. Apesar de o Distrito Federal ter amanhecido com sol entre muitas nuvens, o clima não deve se manter assim ao longo do fim de semana.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para este sábado é de céu encoberto, pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no final da tarde e início da noite. De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, apesar do outono ter começado hoje, ainda estamos vivendo o período de transição, característico do verão. “Nesses primeiros dias ainda viveremos a realidade do verão, com umidade e temperatura elevadas, além das chuvas no final do dia”, explica.
De acordo com Andrea, a chuva deve diminuir nas próximas semanas. “É uma característica do outono. Claro que o inverno é mais seco e menos chuvoso, mas o outono faz essa transição. Então começamos a diminuir a umidade e temperatura. Ainda teremos um volume de chuva em abril, mas quando se compara ao verão, vemos que é uma quantidade reduzida”, completa.
A menor temperatura registrada ao longo desta manhã, de acordo com a meteorologista, foi de 16ºC, na região de Águas Emendadas, em Planaltina. No Plano Piloto, a menor temperatura registrada foi de 17ºC. No momento mais quente do dia, os termômetros devem registrar até 28ºC no DF e 26ºC em Brasília. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.