Transporte

Governo prorroga prazo de renovação de autorizações de táxi

Licenças que vencem entre 1º de janeiro e 30 de maio seguem válidas até 31 de maio. Mudança foi motivada pelo agravamento da pandemia de coronavírus  

Jéssica Moura
postado em 19/03/2021 11:01 / atualizado em 19/03/2021 11:01
Medida foi tomada para proteger motoristas do grupo de risco e evitar aglomerações -  (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
Medida foi tomada para proteger motoristas do grupo de risco e evitar aglomerações - (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

Em função da pandemia de covid-19 e do decreto de calamidade pública no Distrito Federal, a secretaria de Mobilidade e Transporte (Semob) decidiu ampliar o prazo para renovação das autorizações de táxi. Agora, as licenças para operar o serviço de transporte particular individual que expiram entre 1º de janeiro a 30 de maio valem até 31 de maio.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (19/3). Para evitar contaminações, o ato ainda exige que os veículos circulem com os vidros abertos e que a higienização seja intensificada com o uso de álcool 70%. sobretudo nos pontos de maior contato, como maçanetas, bancos, volantes, apoios de braços e cintos de segurança.

Além disso, a norma ressalta a obrigatoriedade do uso de máscara por passageiros e motoristas.

Segundo presidente do Sindicato dos Taxistas, Sued Silvio, no DF, 3.401 autorizações dos carros que precisam ser renovadas anualmente. "O sindicato vê isso como uma atitude muito importante para a categoria, tendo em vista que temos muitos idosos que estão no grupo de risco, que não estão trabalhando, e que seriam obrigados, se não fosse a portaria, a saírem de casa para vir renovar, colocando-se em risco, se aglomerando na secretaria.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação