A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) vistoriaram 38.383 estabelecimentos comerciais em todo o Distrito Federal, entre sexta-feira (12/3) e domingo (14/3). A ação tem como objetivo verificar quem está obedecendo ao toque de recolher, das 22h às 5h, exceto situações permitidas, como deslocamento para hospitais.
As abordagens resultam da ação integrada entre a DF Legal e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Os órgãos se dividem em 16 frentes de trabalho por turno – das 8h às 13h, 13h às 18h e entre 20h e 4h. Ao todo, 1.198 foram abordados, 53 multados e 81 interditados por descumprirem os decretos de combate à covid-19.
Durante fiscalização, na madrugada de sexta para sábado, a DF Legal multou em R$ 10 mil a organizadora de um evento no Setor Roda D’água, em Ceilândia. Segundo a pasta, um dos participantes recebeu multa de R$ 1 mil.
Apenas no domingo, foram 10.423 vistorias em estabelecimentos, sendo 462 abordagens. Foram aplicadas 21 multas e interditados 27 comércios. Outros 768 quiosques foram vistoriados, sendo 76 abordados, além de retirados 132 ambulantes. Uma pessoa foi multada por descumprir o toque de recolher e uma por se recusar a usar máscara.
"O decreto permanece válido até o próximo dia 22. Até lá, precisamos que a população continue a contribuir com as ações do GDF. O comprometimento dos órgãos envolvidos tem sido primordial para a continuidade e bons resultados da operação toque de recolher. Temos percebido muita boa vontade da população e precisamos que todos continuem conosco para que a situação do DF em relação à pandemia melhore", explica o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.
Mais de 76,9 mil vistorias a comércios
Entre 8 e 14 de março, a Secretaria DF Legal, em conjunto com a força-tarefa do GDF, realizou 76.916 vistorias a comércios em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Desse total, 2.561 foram abordados, 81 multados e 189 interditados.
De acordo com o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira "os estabelecimentos que insistiram em descumprir as medidas, que são para a própria proteção da população, foram multados e interditados". "A fase de orientação já passou. Precisamos tomar medidas que ajudem a reduzir o número de casos e diminua a pressão sobre o sistema de saúde." Ele reitera a importância do compromisso da população. "Nossa melhor fiscalização é a cooperação da população. Fique em casa e logo teremos condições de voltar às nossas atividades normais."
Desde a última segunda-feira (8/3), 1.584 ambulantes foram retirados de vias públicas. Foram 4.267 vistorias a quiosques. No mesmo período, cinco pessoas foram multadas por falta de máscara e duas por descumprimento do toque de recolher.
Com informações da SSP e da DF Legal
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.