A vacinação contra a covid-19 do público de 74 anos começou nesta quinta-feira (11/3) no Distrito Federal e idosos não relataram dificuldades. O agendamento pode ser realizado tanto pelo site vacina.saude.df.gov.br, quanto pelo Disque Saúde 160, opção 6. Contudo, mesmo sem agendamento é possível conseguir a imunização indo até um dos pontos de vacinação (confira abaixo a lista). O DF vacinou, até essa quarta-feira (10/3), 1.160 pessoas com a 1ª dose e 1.848, com a 2ª dose de imunizante contra a covid-19.
A estimativa é de que a capital do país tenha 10.273 pessoas na faixa etária de 74 anos, isso segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Até o momento, o GDF recebeu 294.560 doses da vacina, divididas em seis remessas da CoronaVac (227.560 mil doses) e duas remessas da Covishield (67 mil doses). Vale lembrar que 5% do total de imunizantes recebidos são reservados para eventuais perdas e que metade das vacinas da CoronaVac recebidas já são separadas para a segunda aplicação, devido ao intervalo entre 1ª e 2ª dose, que é de 14 a 28 dias.
Para Francisco Marcos de Melo, 74 anos, aposentado e morador da Asa Sul, a vacina trouxe tranquilidade, mas ele ainda espera pela vacinação da mulher, que tem 73 anos. “Fico mais tranquilo sabendo que recebi a primeira dose, mas falta ainda muita vacina para nos sentirmos relaxados de verdade. Eu sempre venho aqui para tomar a vacina da gripe e acho a prevenção muito importante”, pontua.
O aposentado Sebastião Henrique Araújo, 74, e morador da Asa Sul, estava ansioso pela imunização. “Eu tive um amigo meu, um pouco mais velho, ele tem 77 anos que pegou covid-19 e chegou a ficar 78 dias internado. Isso foi bem no começo da pandemia. Agora ele tem medo de sair de casa. Confesso que estava muito preocupado com a vacina, queria ser imunizado logo. Estou muito feliz com a primeira dose, embora ainda falte a segunda. E claro, todos precisam ser vacinados para vencermos de verdade essa pandemia”, afirmou.
Já Emiliano Santos, 73, foi ao posto levar a mulher, Elena Barbosa dos Santos, 74, para ser vacinada. “Ele ainda não será vacinado hoje, mas graças a Deus está mais próximo, isso deixa a gente mais tranquilo. A espera foi longa por essa vacina”, diz Elena. O casal voltou para casa contente com a 1ª dose da vacina aplicada em Elena e, apesar de a máscara esconder o sorriso, Emiliano ressaltou que por baixo da proteção, ambos estavam com sorriso aberto.
Confira os pontos de vacinação:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.