Em Brasília, a quarta-feira (3/3) começou fria, com os termômetros registrando 15ºC mas, no meio da tarde, o brasiliense vai enfrentar um calorão de até 30ºC e chuva. A oscilação da temperatura pode até surpreender os visitantes e aqueles que acabaram de escolher a capital para morar. Mas quem nasceu no quadradinho ou já vive aqui há mais de um verão já sabe disso e até se diverte com a situação.
O céu, que nas primeiras horas da manhã ficou azul, vai fechar aos poucos e, à tarde, deve ficar nublado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o meteorologista Mamedes Melo, há possibilidade de chuvas em áreas isoladas entre hoje e quinta (4/4). "As chuvas devem retornar no próximo domingo (7/2)", afirma. A umidade relativa do ar varia entre 100% a 40%.
No mês de fevereiro choveu 536 milímetros, equivalente a 193% a mais do que o esperado para todo o mês e entrou para a história do DF com o recorde pluviométrico. Com isso, todos reservatórios da capital transbordaram e a barragem do Lago Paranoá teve de ser aberta.
O problema é que os temporais de fevereiro levaram destruíção a diversas cidades do DF e deixou famílias desabrigadas. Na Vila Cauhy, cerca de 50 famílias foram atingidas pelo aguaceiro em 21 de fevereiro.
Para março, segundo Mamedes Melo, a expectativa é que a previsão climática atinja 211,8 milímetros.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.