Um dia antes de receber mais 26,2 mil doses da CoronaVac, o Distrito Federal tem, nesta terça-feira (2/3), 143.007 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina. Em relação àqueles que receberam a segunda aplicação do imunizante, são 52.680 brasilienses. O total de doses aplicadas no Distrito Federal é de 195.687. Os dados são do boletim diário da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
Segundo levantamento do portal Coronavírus Brasil, o Distrito Federal tem 4,68% da população vacinada com a primeira dose. Já os brasilienses que receberam o reforço do imunizante somam 1,72% dos habitantes da capital federal.
Só nesta terça (2/3), 4.737 moradores da capital federal foram imunizados com a primeira aplicação da vacina e 3.429 pessoas receberam a segunda dose da CoronaVac. Desde que deu início à campanha de vacinação contra a covid-19 — em 19 de janeiro — o DF recebeu 240.560 doses do Ministério da Saúde, sendo 173.560 da CoronaVac e 67 mil da Covishield.
De acordo com a SES-DF, apenas quem recebeu a vacina do laboratório SinoVac, feita em parceria com o Instituto Butantan, está recebendo o reforço do imunizante. A Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, requer intervalo de até 90 dias entre as doses. A recomendação do Ministério da Saúde, portanto, é que todas as doses recebidas desta vacina sejam utilizadas, sem reservar unidades para a segunda aplicação.
Preocupação e espera
Nesta terça (2/3), o Distrito Federal registrou a maior média móvel de mortes por covid-19 do ano, chegando a 16, um aumento de 67% em relação a 14 dias atrás. Foram 22 mortes registradas nas últimas 24 horas. Já a média móvel de casos chegou a 1.149, aumento de 98% em relação à média de 16 de fevereiro (14 dias atrás). O valor é o segundo maior de 2021.
O DF espera receber do ministério mais 26,2 mil doses de CoronaVac nesta quarta-feira (3/3). Caso a previsão se cumpra, idosos com 75 anos poderão começar a ser imunizados a partir de quinta-feira (4/3).
Do total, 13 mil unidades serão para a primeira dose; o restante, ficará armazenado para aplicação da segunda. A informação foi confirmada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) ao Correio. Dados estimam que o DF abriga 9.363 idosos com 75 anos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.