Lockdown

Deputada Júlia Lucy vai apresentar projeto para fim de lockdown no DF

Embora a parlamentar tenha apoio dos empresários, na Câmara Legislativa do DF grande parte dos deputados são a favor do decreto do Ibaneis, mas ressaltam a importância de melhorar o plano de vacinação.

Samara Schwinge
Edis Henrique Peres
postado em 01/03/2021 19:31 / atualizado em 01/03/2021 19:42
Avaliação de deputados é que o projeto de lei não passaria em uma votação -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 10/4/14)
Avaliação de deputados é que o projeto de lei não passaria em uma votação - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 10/4/14)

Nesta segunda-feira (1/3), cerca de 500 pessoas se reuniram na frente do Palácio do Buriti em segundo dia de protestos contra o decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), que adota medidas restritivas e o fechamento de atividades consideradas não-essenciais. A deputada distrital Júlia Lucy (Novo), também esteve presente com os empresários e disse que vai apresentar, nesta terça-feira (2/3), em sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para derrubar o decreto de Ibaneis.

Apesar da ação da deputada, dentro da Câmara, o burburinho dos parlamentares é que o PDL de Júlia não terá apoio nem da base do governo, nem da oposição. O Correio entrou em contato com os parlamentares sobre o assunto e até o momento da publicação desta reportagem, 10 parlamentares estavam a favor do lockdown decretado e 2, Júlia Lucy e Roosevelt Vilela (PSB), estavam contra.

Alguns, no entanto, aguardam a publicação do PDL de Júlia para definir apoio ou não ao projeto. Para o atual presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), enquanto não houver a proposta consolidada da parlamentar, não há como se posicionar sobre o tema. Para obter a aprovação do PDL, Júlia precisa de 13 votos.

O deputado Jorge Vianna (Podemos) se posicionou a favor do Lockdown e disse estar preocupado com a ocupação dos leitos na capital do país. “Esse momento é importante para que possa ser feita a recomposição das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A insatisfação é grande com relação a desmobilização desses leitos, que foi feita pela Secretaria de Saúde, mas agora o momento é para encontrar uma solução. Enquanto isso, a população tem que fazer o seu papel, mesmo com as dificuldades”.

Apesar do apoio às medidas restritivas do governador, deputados ressaltam que outras ações são essenciais para o combate eficaz da pandemia. A deputada Arlete Sampaio (PT) em carta aberta ao Ibaneis, disse que diante da ameaça de colapso do sistema de saúde, o lockdown foi uma decisão acertada. “No entanto, governador, queremos chamar sua atenção para a insuficiência dessas medidas. Elas são necessárias, ressaltamos, mas insuficientes. Se quisermos retomar plenamente a dinâmica econômica no Distrito Federal, como é o desejo de todos e todas, precisamos de Vacinas”, afirma.

O deputado Hermeto (MDB) também defendeu o mesmo ponto. “Concordo que o lockdown trará prejuízos aos empresários, mas o que realmente se trata nesse momento é de evitar mais mortes. Agora o que irei propor é que coloquemos no debate a compra de vacinas, isso sim resolverá o problema de uma vez por todas e evitará que em um futuro próximo tenhamos que debater um novo lockdown”, finalizou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação