Com o sistema de saúde prestes a entrar em colapso, o Governo do Distrito Federal está abrindo mais vagas de UTI nesta segunda-feira (1º/3). No início da manhã, as equipes de saúde trabalham para colocar em funcionamento 20 leitos no Hospital Regional de Ceilândia.
O Correio apurou que o cronograma prevê ainda a abertura de 20 vagas de UTI no hospital da PM na terça (2/3) e, na próxima semana, mais 90 leitos distribuídos na rede hospitalar da capital. A medida é importante, porém não é a solução.
Com a taxa de transmissão em 1,08, o grande desafio das autoridades de saúde é frear o contágio da população. É com esse objetivo que o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou o lockdown de 15 dias no DF, a contar de domingo (28/2).
De acordo com o decreto nº 41.841, estão proibidos de funcionar eventos de qualquer natureza, cinemas, teatros, atividades educacionais, academias, clubes, boates, shoppings, salões de beleza e barbearias, quiosques e comércio ambulante.
Só podem abrir as portas os serviços essenciais como supermercados, farmácias, lojas conveniência, clínicas veterinárias, cultos e missas de qualquer religião, e alguns estabelecimentos que não se enquadram como essenciais, entre eles a cadeia de serviços automotivos e bancas de jornal e revista, por exemplo.
Saiba Mais
- Cidades DF Covid-19: população poderá agendar vacinação pelo Disque Saúde 160
- Cidades DF 88 pacientes aguardam por um leito de UTI no Distrito Federal
- Cidades DF Taxa de ocupação de UTI's pediátricas é de 100% no DF
- Brasil 'Ninguém mais se lembra de quem está na linha de frente', diz profissional de saúde
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.