Uma operação da Receita do Distrito Federal resultou na apreensão de R$ 1 milhão em produtos eletrônicos com irregularidades nas notas fiscais, na terça-feira (23/2). Os equipamentos chegavam ao DF por meio de transportadoras, em maior quantidade do que o identificado nos registros de venda e com marcas diferentes das descritas. O esquema gerava redução no valor dos tributos cobrados, bem como lucro para remetentes e destinatários.
Na operação, os agentes da Receita visitaram duas transportadoras do DF e encontraram aparelhos celulares, capas, películas, componentes multimídia para carros e produtos de informática. Os remetentes das mercadorias serão notificados, e os objetos ficarão retidos até que haja interesse na retirada mediante a devida regularização fiscal. Caso isso não ocorra, os equipamentos vão a leilão.
Silvino Nogueira Filho, da Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, afirmou que o auto de infração fica em nome de quem enviou os produtos. "As transportadoras são parceiras nas fiscalizações, pois também há interesse delas na regularidade do (serviço) que é contratado", comentou.
A apreensão resultou de trabalhos de monitoramento e pesquisa. O Subsecretário da Receita, Ésio Vieira de Araújo, disse que o objetivo do Governo do Distrito Federal é intensificar operações de combate a irregularidades fiscais. "São crimes que, ao prejudicar a arrecadação de impostos, acabam lesando o próprio ambiente de competitividade econômica e os empresários que atuam de forma correta", destacou.