Preço da passagem, segurança, tempo de espera, estado dos veículos, informações das linhas e horários na plataforma DF no Ponto, lotação dos ônibus e quantidade são os principais problemas identificados no transporte público do Distrito Federal pelo projeto “Como anda meu ônibus”. A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) lançou o documentário que apresenta o desenvolvimento do trabalho.
Com a resposta de aproximadamente três mil participantes, o objetivo da pesquisa, executada entre agosto de 2019 e agosto de 2020, é buscar melhorias no serviço rodoviário da capital. No vídeo, integrantes do Ministério Público do DF, do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), voluntários falam sobre suas experiências e expectativas sobre o transporte público.
Resultados
Após um ano de trabalho, o relatório do estudo apontou que, das 22 questões a respeito da satisfação dos usuários com o transporte público rodoviário, mais da metade teve resultado negativo. A lotação dos veículos é o item com a pior avaliação, tendo a opção "péssimo" assinalada por 66,76% dos entrevistados. Samambaia, Ceilândia, Sobradinho I e II e Recanto das Emas foram as regiões administrativas com as maiores porcentagens.
O preço da passagem é o segundo item com a pior avaliação. 74% das respostas avaliam o valor como “ruim” e “péssimo”. Para as pessoas que recebem até um salário mínimo, a porcentagem sobe para 79,12%. Em relação ao tempo de espera nos pontos de ônibus, a maioria avaliou como “péssimo” (39,9%). Dos participantes, 29,29% consideraram ruim.
Outro problema apontado pelos usuários é a conservação dos veículos. Um total de 54% afirmou ter presenciado alguma falha mecânica pelo menos uma vez. A opção “péssimo” foi a resposta mais frequente nas questões sobre segurança no trajeto até a parada e dentro dos veículos. O único item com avaliação positiva nesse tema foi a sensação de segurança quanto à forma de dirigir dos motoristas. A maioria, 39,46%, respondeu “regular” e 28,95%, como “bom”.
Em resposta às percepções dos passageiros e funcionários sobre o transporte público, o MPDFT encaminhou o relatório para o Governo do Distrito Federal (GDF). Entre as recomendações estão o pedido de atualização constante das informações sobre as linhas de ônibus, horário e localização na plataforma DF no Ponto; apresentação de estudo sobre a necessidade de mais veículos; priorização do governo pelas políticas de transporte coletivo; entre outros.
Em resposta ao Correio, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) informou que ainda não recebeu a referida pesquisa, mas, assim que o documento chegar, irá analisar as recomendações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e passar as informações solicitadas para o órgão.
Confira o documentário
Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Território