A deputada federal Erika Kokay (PT) enviou, nesta terça-feira (23/2), um ofício ao Governo do Distrito Federal (GDF) e à Secretaria de Saúde do DF pedindo que os 168 idosos com mais de 60 anos presos no sistema carcerário local sejam vacinados contra a covid-19. No documento, a petista lembrou que o sistema prisional já representou o maior foco de disseminação da covid-19 no DF.
O atual plano prevê a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas com deficiência institucionalizadas. "Estamos a falar de populações residentes em locais de abrigamento público, análogas às unidades prisionais", ressaltou a deputada. Segundo o documento, pelo menos sete presos têm mais de 80 anos.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde informou que os 15 presos com mais 79 anos já receberam a primeira dose da vacina. Além disso, a pasta afirmou que a segunda dose da CoronaVac está garantida, em função da reserva que havia sido realizada quando chegaram as primeiras doses.
Em relação à vacinação dos idosos abaixo de 79 anos, a Secretaria de Saúde informou que vem adotando cautela na ampliação do grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 "justamente por entender a dificuldade na obtenção de doses de vacina neste momento, e também a prioridade estratégica em se garantir a segunda dose da imunização contra a doença, o que já começou a ser feito no DF."
Os grupos de vacinação serão ampliados conforme o recebimento de novas doses por parte do Ministério da Saúde.