O Distrito Federal continua sob estado de alerta devido às chances de chuvas fortes no decorrer desta sexta-feira (19/2). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa que a população deve redobrar os cuidados esses dias para evitar acidentes. Os últimos registros de precipitações intensas na capital federal deixou estragos em várias regiões.
Hoje, o céu fica nublado e as chances de pancadas de chuvas mais intensas ocorrem no período entre tarde e noite. Porém, não ficam descartadas as possibilidades de precipitações mais fracas no decorrer do dia. A temperatura mínima, de 19ºC, foi registrada nas primeiras horas desta manhã. A máxima pode chegar a 27ºC. A umidade relativa do ar varia entre 100% e 50%.
O meteorologista Olívio Bahia explica que a condição de aviso, no qual o DF está, é uma forma de deixar a população atenta sobre os riscos que as chuvas podem provocar. No entanto, o Inmet não consegue precisar quais regiões terão maior volume ver registros de estragos e onde pode ha. "Pode chover 100 milímetros (mm) em um local durante todo o dia e causar menor impacto. Mas, pode chover 10 mm durante 5 ou 10 minutos em uma área e provocar impacto", disse o especialista.
O estado de aviso é representado pela cor laranja. No entanto, Olívio destaca que é subjetivo como a chuva atinge cada área. "O que a gente reforça é que a população deve ficar atenta. Não gosto de fixar na cor do aviso, mas no que ele pode significar para a população", explicou.
Para o fim de semana, a previsão é de mais chuva. "A nebulosidade continua, com chances de pancadas de chuvas. Se mantém um padrão não muito diferente do que temos visto nos últimos dias. Vamos fechar a semana do carnaval debaixo de chuva mesmo", completou Olívio.