Após as fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal nesta terça-feira (16/2) — com acidentes de trânsito, ruas alagadas, estacionamentos e garagens inundados e carros arrastados — a Companhia Energética de Brasíilia (CEB) registrou, até as 20h30, 51 chamados de falta de energia. As ocorrências dividiram-se entre as regiões Leste (15), Centro (13), Oeste (21) e Sul (2).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só nesta terça (16/2), até as 18h, choveram 28,6mm — a média histórica diária de fevereiro é de 6,5mm. Durante todo este mês, as chuvas já somam 352,6mm, valor 92% superior à média mensal histórica, de 183mm.
O Inmet emitiu aviso de chuvas intensas, com grau de severidade de perigo nesta terça (16/2) no DF. O alerta vai até as 11h desta quarta (17/2). O volume de chuvas está entre 30mm e 60mm por hora ou 50mm e 100mm por dia, com ventos intensos de velocidade entre 60km/h e 100 km/h.
De acordo com a CEB, as chuvas por si só não levam à falta de energia, mas sim a chuva associada a ventos fortes e descargas atmosféricas, provocando distúrbios nas redes, como arremesso de galhos de árvores, e fazendo com que o sistema de proteção atue e desligue circuitos elétricos.
A CEB destaca também que a falta de energia é inerente ao serviço de distribuição, sendo — inclusive — regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre os motivos que podem levar à interrupção de energia, estão postes abalroados, quedas de árvores sobre as redes, descargas atmosféricas e ruptura de cabos.
Os clientes que eventualmente estejam sem energia devem registrar o chamado na companhia. Chamados pontuais são atendidos por ordem de registro, considerando casos emergenciais e prioritários.
Para maior agilidade no atendimento, a empresa sugere o registro por meio do aplicativo CEB Distribuição, disponível gratuitamente nas lojas virtuais.