A Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), em parceria com outros órgãos do Executivo local com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), interditou 23 eventos, entre sábado (12/2) e segunda-feira (15/2), no DF. No período, houve 326 vistorias, em todas as regiões administrativas.
A suspensão dos eventos ocorreu por causa de aglomerações e descumprimento de protocolos sanitários. Os organizadores de seis deles receberam multa de R$ 20 mil, segundo a DF Legal, por promoverem festas carnavalescas. Outras 34 reuniões tiveram registros de desrespeito às normas de higiene, por não contarem com álcool em gel, aferição de temperatura na entrada e distanciamento entre as mesas.
Na segunda-feira (15/2), não houve flagrante de eventos carnavalescos clandestinos. No entanto, a DF Legal fez 70 vistorias, 10 interdições e aplicou oito multas. Entre os demais órgãos e instituições que integram a equipe de fiscalização estão a Polícia Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Vigilância Sanitária e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Trânsito
Além disso, Entre sexta-feira (12/2) e domingo (14/2), a PMDF registrou 485 casos de embriaguez ao volante. Desse total, cinco pessoas acabaram presas. No fim de semana, os policiais abordaram 648 motoristas, com quem apreenderam 150g de drogas e recuperaram dois veículos. Além disso, flagraram 78 condutores não habilitados e 164 usando celular enquanto dirigiam.