Princesa, Super-Homem, bailarina e até cachorrinho. Essas foram algumas fantasias usadas por bebês internados com prematuridade no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) para comemoraram o primeiro carnaval de suas vidas. Ao todo, 15 recém-nascidos participaram da folia organizada pela equipe médica da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin).
A cena foi registrada pelas profissionais da unidade e pelas mamães dos minifoliões na última quinta-feira (11/2). Levar um pouco de alegria para as mães foi o objetivo da ação, segundo a supervisora de enfermagem, Lívia De Piéri. “É uma forma de elas terem uma lembrança especial do período em que seus bebês estiveram internados na Ucin”, explicou. "Trouxe humanização para o ambiente hospitalar e aproximou mais as mães da equipe médica", pontua Lívia.
A iniciativa foi possível após mobilização da equipe. Enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outros profissionais, doaram fantasias, acessórios e brinquedos. “Todo mundo ajudou com algo, e pedimos para os funcionários da lavanderia lavarem tudo”, comentou a supervisora.
Com uma bandeja recheada de itens carnavalescos, as profissionais abusaram da imaginação. Cada bebê tinha uma fantasia e um cenário próprio, repleto de bichos de pelúcias, bonecas e super-heróis. De acordo com Lívia, as mães que escolheram a fantasia e entraram no clima. "Foi uma ação muito positiva. Elas (as mães) estão há muito tempo internadas e esse momento permitiu um momento de descontração", afirma.
Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal
A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do HRSM é responsável por monitorar os bebês que chegam em situação clínica de risco moderado. “São aqueles que não precisam mais de cuidados intensivos, ou seja, já estão com maior ganho de peso e aptos a respirar sem aparelhos”, explicou a supervisora de Enfermagem, Lívia De Piéri.
Para tornar a estadia das mamães mais leve, a equipe multidisciplinar realiza ações como mesversários; confecção de plaquinhas com mensagens, instaladas nas incubadoras; e celebração de datas comemorativas.