Diante do cancelamento do carnaval e a proibição da realização de festas e eventos carnavalescos no Distrito Federal, quem quiser aproveitar o feriado fora de casa conta com outras opções. A secretaria de Turismo busca promover os passeios por roteiros na capital federal entre os moradores.
Na página da pasta, é possível consultar os destinos e atrações organizados por rotas. Os trajetos são variados, e incluem as rotas arquitetônica, cívica, religiosa e náutica, que contemplam os pontos turísticos e prédios de arquitetura modernista, como a Catedral, a Torre Digital, a Ponte JK e o Lago Paranoá.
Outra opção é a rota do Cerrado, mais ligada ao ecoturismo, com práticas de turismo de aventura e visitas aos 70 parques ecológicos e urbanos, além de outras 22 unidades de conservação de proteção integral ou de uso sustentável, entre eles o Parque Nacional de Brasília, a popular Água Mineral.
Para os mais aventureiros, há ainda a Rota do Morcego, na Fercal. O caminho proporciona 15km de trilhas para mountain bike. Há ainda alternativas para os moradores que preferem opções mais tranquilas, com o turismo rural, no Núcleo Rural Lago Oeste ou nas fazendas e chalés no arredores da cidade.