O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) arquivou o procedimento administrativo aberto para fiscalização dos estádios do DF. A instituição verificou que a maioria das questões havia sido resolvida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e arquivou pedido nessa quarta-feira (10/2).
A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão abriu o procedimento administrativo relacionado ao tema em junho de 2019. Passaram por vistoria os estádios Valmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, no Gama; Augustinho Lima, em Sobradinho; Elmo Serejo Farias, o Serejão, em Taguatinga; Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, em Ceilândia; e Joaquim Domingos Roriz, o Rorizão, em Samambaia Sul.
Uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) atuou para resolução das pendências relacionadas à confecção de laudos de vistoria e para implementar ações, como reformas de saneamento e adequação dos equipamentos públicos para competições.
O grupo de trabalho do GDF iniciou as atividades em junho, com servidores da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil. As equipes dos órgãos avaliaram aspectos relacionados a segurança, estrutura, engenharia, acessibilidade, conforto das instalações, prevenção de combate a incêndio e condições sanitárias de higiene.