O Distrito Federal segue sob alerta amarelo para temporais pelo menos até às 11h desta quinta-feira (11/2). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há chances de chuva intensa e a velocidade dos ventos pode variar entre 40km/h e 60km/h.
De acordo com o órgão, as chances de chuva aumentam ao longo do dia. A previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. “Alguns fenômenos fisiológicos que atuam na América do Sul durante o verão começaram a ter mais influência. Essa chuvarada acontece devido a isso”, explica o meteorologista Mamedes Luiz Melo.
No decorrer da manhã, a temperatura mínima registrada foi de 17ºC. A máxima, segundo o órgão, deve alcançar em torno de 29ºC no DF. Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 95% a 40% ao longo do dia. De acordo com Mamedes, é importante que os brasilienses fiquem atentos para chuvas, principalmente no caso de trovoadas e rajadas de vento.
Raios
O instituto recomenda, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outras precauções são não segurar em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés. Assim como não empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto.
É importante evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicleta