Na manhã desta quarta-feira (10/2), o governador Ibaneis Rocha (MDB) vai participar da cerimônia de assinatura da ratificação do termo de compromisso para regularização do Condomínio Privê I, no Lago Norte. O evento será no próprio parcelamento, primeiro em área da Terracap feito na atual gestão.
Segundo o termo de compromisso, assinado entre o condomínio e a Terracap em 17 de dezembro, o acordo visa elaborar e executar projetos de urbanismo e de infraestrutura, além daqueles relacionados ao licenciamento ambiental, envolvendo drenagem pluvial, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica, pavimentação, asfalto, meio-fio, calçada, arborização e estudos ambientais, a fim de realizar a regularização fundiária urbana do condomínio. As construções no local tiveram início há pelo menos 20 anos.
Investigação
Em fevereiro de 2020, um grupo foi acusado de vender terrenos irregulares à beira do Lago Paranoá. À época, as investigações da Polícia Civil indicaram que ao menos quatro homens faziam parte da ação. Eles vendiam terrenos no Condomínio Privê I em área de preservação ambiental e os lotes chegavam a custar R$ 2 milhões.
Dez anos antes, a ação de grileiros assustava os moradores mais antigos e a administração do condomínio, chegaram a juntar dinheiro para colocar cercas e guaritas no local e tentar controlar o acesso dos invasores. À época, diversas ocorrências foram registradas na 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte).