A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) ampliou o prazo para confirmação das matrículas de estudantes da rede pública. A nova data-limite é quinta-feira (9/2). Os alunos ou responsáveis devem acessar o site da pasta, para enviar os documentos necessários e assegurar a vaga na escola para a qual se inscreveram.
A confirmação é necessária para os 31.092 novos matriculados para o ano letivo de 2021, para os veteranos que pediram para mudar de escola e para os inscritos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A secretaria informou que o número de inscritos que confirmaram a matrícula até agora é baixo. Dos mais de 2 mil matriculados no EJA, apenas 117 enviaram a documentação necessária. Entre os 29 mil demais, só 7.732 confirmaram. Para os veteranos que não pretendem mudar de escola, a matrícula é renovada automaticamente.
Originais
Em 2021, pela primeira vez, a confirmação das inscrições ocorre exclusivamente pela internet. Após o início das aulas, os pais ou responsáveis serão chamados à escola, para levar os documentos originais, a fim de evitar fraudes.
Para confirmar a vaga, basta entrar no site da SEDF, inserir os dados solicitados — sem acentos — e incluir os documentos digitalizadas, nos formatos jpg, png, bmp, gif ou pdf. Famílias com dificuldade de acesso à internet podem procurar a instituição de ensino, por telefone ou e-mail, para fazer o agendamento da efetivação da matrícula.
Documentos
A Secretaria de Educação destaca que, antes de finalizar a confirmação, é importante checar se todos os documentos foram inseridos no sistema. Essa ação só pode ser feita uma vez por estudante.
Primeira etapa/on-line: de 2 a 11 de fevereiro de 2021: envio da documentação digitalizada (arquivos tipo jpg, png, bmp, gif e pdf)
- Documento de identificação (RG) — Certidão de Nascimento ou documento oficial com foto e CPF do estudante;
- Registro Geral (Carteira de identidade ou CNH) e CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
- Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar;
- Comprovante de residência e/ou trabalho.
Confirmação para matrículas
Segunda etapa/presencial: após o início das aulas do ano letivo de 2021, os pais e responsáveis deverão entregar a documentação física, com apresentação do original e cópia, conforme cronograma que será disponibilizado pela escola do estudante. É necessário apresentar, na secretaria da escola, original e cópia dos seguintes itens:
- Documento de identificação (RG) — Certidão de Nascimento ou documento oficial com foto e CPF do estudante;
- Registro Geral (Carteira de identidade ou CNH) e CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
- Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar;
- Comprovante de residência e/ou trabalho;
- Duas fotografias 3×4;
- Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH do estudante, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009;
- Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;
- Número de Inscrição Social (NIS).
A entrega de documentação falsa ou adulterada, se comprovada, invalidará a matrícula no ano ou série desejados.