“O guerreiro de sucesso é um homem médio,
mas com um foco apurado como um raio laser”
Preocupação com a falta de matéria prima
Cerca de 70% dos empresários da indústria apontam a falta de matéria-prima como principal problema ou preocupação. É o que aponta pesquisa da Fibra no Distrito Federal. O levantamento também sinaliza otimismo moderado do setor para os próximos meses. E aumento do índice de intenções de investimentos.
Em abril de 2020, tinha despencado para 18%, mas, agora, em janeiro de 2021, chegou a 51%. Segunda a pesquisa, essa tendência de recuperação se mostra no índice de satisfação com as condições financeiras das empresas devido à mais facilidade acesso ao crédito. O índice ficou em 53% em dezembro passado.
Refis nacional
Em resumo, a indústria não terminou bem o ano de 2020. Mas já era esperado, devido à pandemia. Estamos no movimento de recuperação nos últimos meses. No entanto, ainda é necessária uma série de ações que passam por medidas de governo”, explica o presidente da Fibra-DF, Jorge Jamal Bittar.
A efetiva vacinação em massa, reformas tributárias e um Refis nacional são medidas que ele aponta como necessárias para a recuperação das empresas.
TIM busca parceria com pequenas empresas
Cerca de 600 mil micro e pequenas empresas fecharam em todo o país com o avanço da covid-19, segundo o Sebrae. Muitos que perderam o emprego partiram para negócios próprios na tentativa de manter alguma renda. Isso levou o número de microempreendedor individual (MEI) ultrapassar a marca de 10 milhões. No DF, em 2020, foi 18,4% maior que em 2019. Ou seja, saltou de 169,2 mil para 200,3 mil em plena pandemia.
É de olho neste novo mercado de empreeendedorismo que a TIM abriu chamamento, no Distrito Federal, para comercializar os novos produtos da operadora. A parceria é destinada a empresários com ou sem experiência na área de vendas em telecomunicações, que tenham capital de giro e plano de negócios para os primeiros 12 meses de operação.
“Estamos em busca de parceiros no Distrito Federal para comercializar nosso portfólio direcionado a pequenas e médias empresas. Queremos estimular seus negócios oferecendo não apenas mais conectividade, mas também serviços digitais diferenciados”, afirma Bruno Talento (foto), diretor comercial da TIM no Centro-Oeste e no Norte.
Banco Digital e Telesaúde
A plataforma de serviços da TIM foi toda reformulada para atender as necessidades das pequenas empresas em meio à pandemia. Além dos planos de telefonia, o portfólio da operadora oferece abertura de contas digitais com o parceiro C6 Bank, facilidades no aluguel de equipamentos com a Plugify, uma das demandas do trabalho em home office, e serviços de telesaúde com a DoutorPass. Os interessados na parceria devem entrar em contato pelo e-mail pcsjunior@timbrasil.com.br.
Do cerrado para Milão
O Movimento Moda Connect de moda sustentável e inclusiva, começa, hoje, uma etapa de capacitações com 10 cursos gratuitos As peças produzidas nos cursos serão apresentadas pela Natural Cotton Color (NCC), empresa de moda luxo sustentável, na semana de Moda de Milão. O desfile “Ipês do Brasil — Do cerrado ao sertão”, da NCC, contará também com bordados contratados de artesãs do DF. “Como a excelência está nos detalhes, buscamos a parceria do Sindivest-DF que selecionou os participantes e do Senai-DF que nos fornece estrutura e equipamentos”, conta Ana Beatriz Goldstein, idealizadora do movimento. O Moda Connect recebeu apoio financeiro da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e está vinculado ao Instituto General Villas Bôas. (IGVB).