Vacinação - A secretaria de Saúde concluiu vacinação de pacientes domiciliares em dez cidades do DF atendidos pelo Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad). NO toal, 815 pacientes receberam a primeira dose do imunizante contra a covid-19.
Balanço - Em quatro dias, a secretaria de Saúde vacinou cerca de 45 mil idosos com mais de 80 anos no DF e ultrapassou a meta estimada de público — calculada, inicialmente, em 42 mil pessoas.
Transmissão - Para Roberto Bittencourt, médico e doutor em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a solução é eliminar a transmissão. Veja entrevista do médico concedida ao CB Saúde.
Reação - No DF, houve registro de 282 casos de reação à vacina contra a covid-19. As principais queixas são vermelhidão e/ou dor no local, dor de cabeça e febre. Até o momento, nenhum caso grave foi confirmado. Essas são reações leves que não comprometem o andamento da vacinação, garante o epidemiologista Mauro Sanchez. Saiba quais são as contraindicações para a vacina contra covid-19: grávidas, menores de 18 anos e lactantes não devem receber as vacinas.
Reinfecção - A secretaria de Saúde encerrou investigação de três suspeitas de reinfecção no DF. O Lacen confirmou que,epidemiologicamente, os casos são compatíveis com reinfecção. Agora, a Fiocruz vai analisar se o sequenciamento genético do vírus da primeira e segunda infecção são diferentes.
Denúncias - O MPDFT investiga mais de 90 denúncias de irregularidades durante a vacinação. Situações suspeitas foram registradas em, ao menos, 20 postos de vacinação no Distrito Federal.
Convocação - A secretaria de Saúde convocou médicos para atuarem no combate à pandemia. Os servidores devem apresentar os documentos necessários até 12/2.