Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) realizam uma operação contra uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias pela internet. Mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta sexta-feira (5/2), no município de São Desidério, na Bahia. Até a mais recente atualização desta matéria, ninguém havia sido preso.
De acordo com informações da investigação, o grupo aplicava os golpes por meio da prática de phishing — expressão do inglês para fraudes em que os bandidos "pescam", no ambiente on-line, dados pessoais e senhas bancárias das vítimas. Os estelionatários conseguiam, por meio de sites, e-mails e mensagens falsas, fazer com que as vítimas preenchessem cadastros com as informações necessárias para iniciar o golpe.
Com os dados, os criminosos criavam contas e cartões de crédito com os dados das vítimas. O grupo investigado pode responder por furto mediante fraude pela internet, invasão de dispositivos de informática, estelionato e organização criminosa.