Pandemia

Hospital da Criança cobra da Secretaria de Saúde vacina contra a covid-19

Instituição afirma que mandou dois pedidos para que todos os servidores sejam imunizados o mais rápido possível. Secretaria não confirmou ter recebido os documentos

Servidores do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HBC) fizeram uma petição para que todos os funcionários sejam vacinados contra a covid-19. Ao ser questionado pela imunização desses profissionais, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, disse que aguarda uma lista, a ser encaminhada pela gestão da unidade, com o nome de todos os servidores que se enquadram no grupo prioritário.

No entanto, o Correio teve acesso aos documentos que comprovam que o Hospital da Criança mandou, pelo menos, dois ofícios com os pedidos da instituição para que os servidores sejam vacinados. Na petição, o HBC alega todos os colaboradores necessitam de imunização. “Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância de saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais”, diz o documento.

Em outro pedido, o HBC destacou que registra “estranhamento com a exclusão do Hospital da Criança de Brasília da relação de hospitais que receberão doses de vacina para aplicar em seus funcionários”. O instituto também declarou que é um dos maiores hospitais da rede pública do DF e que tem participado ativamento pelo enfrentamento da pandemia.

Procurada, a Secretaria de Saúde do DF afirmou, em nota, que a vacinação aos profissionais da linha de frente do Hospital da Criança de Brasília se iniciou. "Serão disponibilizadas mais doses para a unidade tão logo haja mais doses de vacinas disponíveis no DF", diz a pasta. Questionada se recebeu os pedidos, a secretaria não confirmou a informação.

De acordo com o Hospital da Criança, no período de abril de 2020 a janeiro deste ano, o HBC realizou 2.346 testes para covid-19, sendo que 461 funcionários testaram positivo (30,79%). Neste mesmo tempo, 129 acompanhantes também foram diagnosticados com o novo coronavírus.