Pandemia

Nova flexibilização traz série de regras para bares e restaurantes

As normas têm como intuito evitar o contágio e transmissão do vírus nos ambientes de convivência

A partir desta quinta-feira (4/2), os bares e restaurantes do Distrito Federal poderão funcionar após as 23h, conforme antecipou o Correio ontem (3/2). Mas os clientes deverão ficar atentos quanto às normas de higienização impostas segundo consta em decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

De acordo com o documento publicado na edição do Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (4/2), os bares e restaurantes deverão cumprir uma série de regras para evitar o contágio e transmissão do vírus. Entre elas, os comerciantes deverão dispor de pia de fácil acesso, dotada de sabonete líquido, papel toalha e lixeira sem acionamento manual para higiene das mãos dos clientes.

Além disso, deverá ser disponibilizado no balcão de serviço álcool 70% em gel, orientando os clientes sobre o uso correto. Caso não seja possível dispor da pia, os comerciantes deverão disponibilizar álcool 70% em gel no início e final do balcão de serviços.

Memória

Em 1º de dezembro, o chefe do Executivo local restringiu o horário de funcionamento desses estabelecimentos e determinou o encerramento das atividades às 23h, para evitar a disseminação do novo coronavírus. À época, o anúncio ocorreu um dia após a Secretaria de Saúde (SES-DF) alertar sobre uma possível nova onda de casos da covid-19. Com a nova flexibilização, a decisão foi revogada.