A chuva pegou os brasilienses de surpresa nesta quarta-feira (3/2). Com rajadas de vento, relâmpagos e muitos raios, o início da noite no Distrito Federal teve registro de ruas alagadas e falta de luz em diversos pontos, deixando a população em estado de alerta.
Em Planaltina (DF), o fenômeno assustou moradores. "O que acontecendo aqui não é normal. Já vi chuvas intensas e raios, mas, hoje, está muito mais forte", relatou o repositor Júlio Flores, 23 anos, morador da região administrativa. Em casa, com a família, ele conta que até os cachorros ficaram assustados com a mudança do tempo. "Nunca vi isso", completou.
O servidor público Daniel Escobar, 46, passou pela L4 Sul e encontrou vias alagadas. "Tomei um banho de chuva, mas, agora, está bem melhor do que há poucos minutos", conta. A preocupação dele é como enfrentar o trânsito após a tempestade. "Está difícil de chegar em casa", disse Daniel, que estava a caminho do Guará.
Previsão
As chuvas desta quarta-feira (3/2) estavam previstas para o DF e Entorno, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mamedes Luiz Melo. "Esperávamos muitas nuvens e pancadas de chuvas. Estávamos em alerta amarelo", afirmou.
Para esta quinta-feira (4/2), a previsão é de mais água, com temperaturas variando de 18°C a 31°C. "A probabilidade é que o dia amanheça com muitas nuvens e pancadas de chuva, que ocorrem em diferentes períodos. Será chuvoso em todo o DF e Entorno", completou o especialista.
Falta de luz
Os brasilienses também relataram falta de energia em Planaltina (DF), São Sebastião, Sobradinho, na Asa Norte e no Lago Norte. Consideradas todas as regiões administrativas, a Companhia Energética de Brasília (CEB) recebeu mais de 630 chamados sobre os prejuízos provocados pela chuva.