No dia em que idosos de 80 anos ou mais começaram a ser vacinados, o Distrito Federal somou 59.671 pessoas imunizadas contra a covid-19, segundo o balanço da Secretaria de Saúde desta segunda-feira (1°/2). A região de saúde central, que envolve as Asas Sul e Norte, os Lagos Sul e Norte, as Vilas Planalto e Telebrasília, Varjão, Cruzeiro, Noroeste e Sudoeste/Octogonal é a que mais concentra doses aplicadas, totalizando 21.338.
A região de saúde sudoeste, da qual fazem parte Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas e Samambaia conta com 9.612 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas. A região de saúde leste, que engloba Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Jardins Mangueiral é a que menos aplicou doses dos imunizantes. Foram 2.868 até esta segunda-feira (1°/2).
Calor e filas
Ao longo desta segunda (1°/2), houve tentativas para evitar aglomerações, como as faixas brancas que foram pintadas no chão na área externa da Unidade Básica de Saúde n°5 (UBS 5) de Ceilândia Norte. No local, a vacinação contra a covid-19 começou às 13h para os idosos acima de 80 anos, seguindo o cronograma de vacinação do Governo do Distrito Federal (GDF).
Na expectativa de se vacinar, idosos acima de 80 anos enfrentam problemas angustiantes nas filas dos postos de saúde, como calor e secura. Os postos de saúde amanheceram com fila, depois que a Secretaria de Saúde (SES) antecipou o início da vacinação de idosos no DF.
De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), é de responsabilidade da SES resguardar a integridade física dos idosos. O órgão também informou que a pasta tem 48 horas para informar as medidas para evitar que eles tenham que aguardar no sol ou na chuva; e impedir que os que têm dificuldade de locomoção percorram grandes distâncias para chegar ao local da vacinação.
O órgão também requisitou à SES, neste domingo (31/1), a ampliação do número de salas de vacinação para pessoas com mais de 80 anos. O MPDFT alertou que as 36 salas previstas podem não ser suficientes para atender os mais de 42 mil idosos esperados.