Enfrentando fila e muito calor, os idosos com 80 anos ou mais que chegaram cedo nos pontos de vacinação, nesta segunda-feira (1º/2), começaram a receber a primeira dose da imunização contra a covid-19. Oficialmente, a campanha começaria às 13h, no entanto, muitos integrantes desse grupo prioritário se anteciparam e já foram atendidos.
Na Unidade Básica de Saúde 2, localizada na 115/114 Norte, o primeiro paciente, o aposentado Nelsino Alves Lemos, 82 anos, foi atendido às 12h21. Ele chegou na unidade por volta da 6h30. "Pensei que ia começar mais cedo, mas decidi ficar para garantir", conta.
Mesmo debaixo de sol quente, o aposentado comemorou a aplicação da vacina. Ele foi para a unidade de saúde acompanhado da filha única, Ana Keli Lemos, 43. "A primeira coisa que quero fazer é visitar minha família em Piumhi (MG), passar um mês lá", disse o aposentado. Para Nelsino, esses últimos dez meses em casa foi agoniante. " É muito ruim ficar isolado, não via a hora dessa vacina chegar" destacou.
Maria Aparecida Saleno Portella, 89, chegou no posto animada e em clima foi de festa. Com balões coloridos, a filha dela, Giselia Portella, 53, vibrou com a vacina. "É um momento histórico que vai ficar marcado nos povos. Vacina é vida", declarou.
Ao receber a segunda dose da vacina, marcada para 1° de março, Walter conta que quer rever os amigos e retomar os almoços de família. "Com a pandemia, ficamos impossibilitados de fazer os encontros. Era comum todo sábado reunir os filhos e netos para almoço" relembra. Apesar da vontade de reunir, ele afirma que vai demorar cerca de seis meses para retomar a rotina de antes da pandemia.
Plano de vacinação
Para evitar situações como as registradas nesta segunda, desde domingo (31/1) à tarde a Secretaria de Saúde faz adequações ao plano de vacinação para os idosos. A apartir de terça (2/2), por exemplo, além dos 36 locais de vacinaçãoem escolas, ginásios e unidades de saúde, os idosos também poderão se vacinar em 10 pontos de drive-thru e reativou Telecovid, uma central telefônica por meio da qual o idoso com dificuldade de locomoção pode agendar a vacinação em casa, a partir de terça. Os números são: 192, 192 e 199.