A vacinação contra a covid-19 para idosos com 80 anos ou mais começa nesta segunda-feira às 13h em 30 postos de saúde e cinco ginásios de escolas e uma policlínica. Contudo, parte do público estimado em 42 mil pessoas são de pacientes que fazem tratamento em casa ou tem dificuldade de locomoção. Para eles, será possível agendar a aplicação da dose por telefone.
A Secretaria de Saúde vai reativar o serviço de Telecovid a partir desta terça-feira (2/2). Entre as 8h e 17h, de segunda a sexta, a população, que inclui os pacientes em home care, pode entrar em contato pelos números 190, 193 e 199 e marcar o horário. Contudo, nesta segunda, o serviço ainda não está disponível.
Além do Telecovid, outro serviço vai estar disponível a partir desta terça: seis pontos de vacinação em sistema drive-thru serão mobilizados e estão com endereços confirmados. Eles serão montados no Parque da Cidade, no Pontão do Lago Sul, em Águas Claras na Faculdade Unieuro, na UBS 5 de Planaltina, UBS 1 de Sobradinho I e UBS 2 de Sobradinho II. Os pontos também vão funcionar de 8h às 17h - outros quatro pontos serão divulgados pela secretaria em breve, somando assim 10 drive-thrus.
Ao se encaminhar aos pontos de vacinação para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, de preferência com o número de CPF. O atendimento será das 13h às 17h, apenas nesta segunda-feira (1º/2), e das 8h às 17h nos demais dias. Não há data limite para término da vacinação nesta faixa etária.