pandemia

88 pacientes aguardam por um leito de UTI no Distrito Federal

Segundo a Secretaria de Saúde, tem 27 pessoas na fila de espera com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. A capital tem 94,22% dos leitos de unidades de terapia intensiva ocupados na rede pública.

Correio Braziliense
postado em 28/02/2021 23:42
 (crédito: Iges-DF/Davidyson Damasceno)
(crédito: Iges-DF/Davidyson Damasceno)

O Distrito Federal tem 88 pacientes aguardando na fila de espera por um leito nas unidades de terapia intensiva (UTI), na noite deste domingo (28/2). De acordo com informações da Secretaria de Saúde, desse total, tem 27 pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19.

Neste domingo, por volta das 21h31, a taxa de ocupação total de leitos de UTI para pacientes com covid-19, incluindo o tipo adulto, pediátrico e neonatal, era de 94,22%. Ao todo, a capital tem 236 vagas reservadas para pacientes com covid-19. Destas, 212 estavam ocupadas, 13 vagos e 11 aguardando a liberação.

Ainda na tarde de hoje, a taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 97,46%, quando 83 pacientes aguardam uma unidade de terapia intensiva, sendo 24 casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

No sábado (27/2), após reunião com os secretários, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que abrirá mais 150 unidades de terapia intensiva para atendimento de pacientes diagnosticados com a covid-19. A previsão é que até sexta-feira (5/2), a rede pública tenha mais 100 leitos disponíveis para atender a demanda. E na outra semana, serão liberadas mais 50 vagas.

Rede privada

Nos hospitais da rede privada do DF, dos 216 leitos reservados para pessoas contaminadas pelo vírus, 186 estavam ocupados, 25 vagos e cinco bloqueados. A taxa de ocupação de leitos de UTIs adultos é de 88,04% e pediátrico, de 100% da capacidade.

Neste domingo, a Secretaria de Saúde registrou 1.079 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, e o total de infectados desde o início da pandemia chegou a 296.694. A pasta também confirmou a morte de mais sete moradores da capital, levando o total de óbitos a 4.838.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação