pandemia

Saúde suspende cirurgias eletivas no DF por falta de leitos

Os procedimentos ficam suspensos temporariamente até 15 de março. Segundo a pasta, apenas cirurgias cardiovasculares, oncológicas, transplantes e judicializadas continuarão

Correio Braziliense
postado em 28/02/2021 19:49 / atualizado em 28/02/2021 21:07
Secretaria de Saúde suspende cirurgias eletivas por falta de leitos de UTI -  (crédito: Breno Esaki)
Secretaria de Saúde suspende cirurgias eletivas por falta de leitos de UTI - (crédito: Breno Esaki)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu, neste domingo (28/2), suspender temporariamente todas as cirurgias eletivas até 15 de março por causa da falta de leitos com suporte de ventilação mecânica. Segundo a pasta, apenas os procedimentos cardiovasculares, oncológicos, transplantes e judicializados serão feitos normalmente.

De acordo com a Saúde, neste domingo chegou a 85,27% de ocupação e, para não comprometer o atendimento aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus que precisam de intubação para ventilação mecânica. Em nota, a pasta informou que "tem atuado na mobilização de leitos com suporte de ventilação mecânica para atender pacientes com covid-19". Na última sexta-feira (26/2), foram mobilizados 16 novos leitos em três hospitais e, no sábado, outros 20 leitos no Hospital Regional da Asa Norte (HRan).

Segundo a Secretaria, há possibilidade, ao longo desta semana, de ampliação de mais 100 leitos para atender à população do Distrito Federal. Hoje, a capital tinha apenas cinco leitos de UTI disponíveis para pacientes infectados pelo covid-19. A taxa de ocupação total, incluindo leitos do tipo adulto, pediátrico e neonatal, era de 97,46%.

Ao todo, a capital tem 206 leitos de covid-19 distribuídos em 10 hospitais da rede de saúde. Desses, 192 estão ocupados, cinco estão vagos e nove estão bloqueados ou aguardando liberação. Na tarde deste domingo, 83 pacientes aguardavam uma unidade de terapia intensiva, sendo 24 casos suspeitos ou confirmados do vírus.



 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação