CLDF

Comissão Especial da Vacina cobra do GDF compra direta de imunizantes

O presidente da comissão, deputado distrital Fábio Felix (Psol), enviou um ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e ao secretário de Saúde Osnei Okumoto pedindo um posicionamento. O prazo de resposta é de cinco dias

Samara Schwingel
postado em 24/02/2021 19:09
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Comissão de Vacinação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) enviou, nesta quarta-feira (24/2), um ofício à Secretaria de Saúde do DF e ao Governo do DF cobrando a compra direta de doses de vacinas contra a covid-19. No documento, o presidente da Comissão Especial da Vacina, deputado Fábio Felix (Psol), pediu explicações ao GDF sobre a compra direta de doses, sob risco de “mais mortes no DF”.

No ofício enviado ao gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB) e ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o parlamentar alega que “o cenário de pandemia é agravado pela falta de vacinas em todo o país e, diante da inércia e lentidão do governo federal, impõe-se aos estados, municípios e ao DF a necessidade de tomarem medidas urgentes para a defesa da saúde de suas populações”. O GDF tem cinco dias para responder os questionamentos.

“Diante do cenário que se apresenta, é imperativo que o GDF tome as devidas providências em prol da saúde da população do Distrito Federal e realize a compra direta de vacinas, uma vez que já se encontra legalmente autorizado pelo STF”,reforça o distrital no documento.

Na manhã desta quarta-feira, Ibaneis informou ao Correio que descarta a possibilidade de comprar as vacinas contra a covid-19 por conta própria. 

Aval do STF 

Nesta terça-feira (23/2), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e autorizou os Estado e o DF a comprarem as vacinas diretamente. A decisão é uma resposta a ação ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) (ADPF Nº 770). O DF deve receber, até o fim da semana, mais doses de vacinas contra a covid-19. 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação