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Projeto para o BRT na avenida Hélio Prates é aprovado em edital

A intervenção será a partir das quadras QNG e QI 1 de Taguatinga e se estenderá até o Pistão Norte. Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF busca melhorias previstas para a via e as imediações, como novas estações

Pedro Marra
postado em 24/02/2021 00:11
 (crédito: Seduh/Divulgação)
(crédito: Seduh/Divulgação)

Após publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na terça-feira (23/2), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) aprovou a segunda fase do projeto com implantação de corredor exclusivo para o Bus Rapid Transit (BRT), na Avenida Hélio Prates. Em abril do ano passado, foi autorizada a primeira etapa do sistema viário na pista que passa por Ceilândia.

A intervenção será a partir das quadras QNG e QI 1 de Taguatinga e se estenderá até o Pistão Norte. A Seduh busca melhorias previstas para a via e as imediações, como novas estações, travessias para pedestres e ciclovias, bem como mudanças no paisagismo da área, com arborização. O projeto dá continuidade à requalificação viária prevista para a Hélio Prates, em Ceilândia, e se estenderá por mais 2km da avenida que corta Taguatinga.

A segunda etapa do BRT vai passar desde a quadra CNG 1 até a QND 59, de Taguatinga.

Corredor Oeste

O projeto, elaborado pela Secretaria de Obras, integra o Corredor Oeste de Transporte Público do Distrito Federal, que prevê o fortalecimento da mobilidade urbana em todo o território por meio do transporte coletivo. Para tanto, a proposta se baseia na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e no Plano Diretor de Transportes Urbanos do Distrito Federal (PDTU).

Na primeira etapa, o projeto de sistema viário abrange 1,7km de extensão, entre as vias N3 e M1 de Ceilândia, nas quadras QNN 17, QNN 18, CNN 1, CNN 2, QNN 1, QNN 2, QNM 2 e QNM 1.

A previsão é que a requalificação da Hélio Prates terá uma terceira etapa, ainda em elaboração, que compreende o trecho da avenida que liga as duas regiões administrativas.

“Com a segunda etapa cumprida, estando aprovado o projeto que contempla as principais intervenções e melhorias no sistema viário da Avenida Hélio Prates, a Secretaria de Obras consegue dar início à efetiva implantação da nova via e seu entorno, o que certamente trará benefícios de transporte e acessibilidade à população”, ressalta o subsecretário de Parcelamentos e Regularização da Seduh, Marcelo Vaz.

Obras

Sobre o início das obras na Avenida Hélio Prates, a Secretaria de Obras informa que a licitação da primeira etapa do empreendimento foi realizada em 23 de dezembro do ano passado. No momento, encontra-se na fase de análise da documentação das empresas que apresentaram propostas. O trâmite para conclusão da licitação costuma levar entre 90 e 120 dias.

Os serviços serão executados em três etapas, tendo início pela reforma das calçadas, a serem niveladas e construídas de acordo com todas as normas de acessibilidade. Depois será feita a reforma dos estacionamentos, que passarão a ter sentido único, e na faixa de tráfego dos ônibus.

Uma das novidades do projeto está no uso do pavimento rígido (concreto) para a faixa de circulação dos ônibus e em parte dos estacionamentos. O investimento previsto, somente para a primeira etapa, é de R$ 15 milhões.

Melhorias

Uma das alterações previstas é a criação do corredor exclusivo para o BRT no canteiro central da Avenida Hélio Prates. Serão instaladas estações de embarque alinhadas com as paradas de ônibus atuais e integradas às linhas locais. Devem ser agregadas ao canteiro central também uma ciclovia e uma faixa de arborização.

As paradas de ônibus à direita da Hélio Prates serão requalificadas, de forma a comportar três ônibus e a acomodar adequadamente os passageiros. O mobiliário urbano também será recomposto, com a instalação de bancos, paraciclos e lixeiras padronizadas.

Faz parte do projeto ainda a criação de rota acessível para ordenar o fluxo de pedestres e favorecer a circulação de pessoas com deficiência. Uma das medidas é manter uma rota acessível com calçadas que podem ser compartilhadas e pontos adaptados ao longo dos lotes. Isso inclui travessias elevadas de pedestres, dando continuidade às calçadas nas áreas do Taguacenter.

Por fim, o paisagismo propõe o plantio de espécies como a palmeira locuba, o jacarandá-mimoso e o ipê-branco, entre outras. Com a aprovação do projeto, segue-se a tomada de providências por demais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para a execução das obras.

*Com informações da Seduh

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