Mais uma vez, as fortes chuvas deixaram os moradores da 402 Norte em estado de desespero. Por conta da falta de escoamento e drenagem adequados na quadra, novamente a água alagou estacionamentos, calçadas e pilotis nesta terça-feira (16/2). Em alguns prédios, a garagem também foi tomada pela água. Carros ficaram submersos, tanto nas vagas externas quanto nas internas (veja no vídeo abaixo).
Em abril de 2019, foram 11 ocorrências de inundações e 40 cortes de árvores. A SQN 402 foi uma das quadras mais afetadas, onde garagens ficaram submersas, algumas, inclusive, com a água batendo no teto. À época, alguns moradores relataram ao Correio que não conseguiram retirar os veículos a tempo.
Em material enviado à reportagem, os residentes da quadra mostram o estrago que as fortes chuvas causaram. Nos vídeos, é possível ver carros submersos, tanto nas vagas internas dos prédios quanto nas externas e até um homem empurrando um carro, na tentativa de tirá-lo da água.
Calçadas e balões foram tomados pela água, que escoava fortemente, inclusive debaixo de alguns prédios, atingindo os pilotis. De acordo com a Defesa Civil, não foram registradas ocorrências relevantes em relação às chuvas nesta terça (16/2).
Em nota, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) afirmou que a manutenção das bocas de lobo é feita frequentemente ao longo do ano. "Porém, o grande volume de água das últimas chuvas, associado à quantidade de lixo que a população joga nas ruas, pode congestionar as redes causando alagamentos", complementou. A companhia acrescentou que a população pode registrar ocorrências por meio do Ouvidoria do GDF (162) ou diretamente nas administrações regionais.
A Administração Regional do Plano Piloto, também em nota, informou que a equipe de conservação tem trabalhado na limpeza de bocas de lobo, para reforçar o serviço realizado pela Novacap. "A administração também acionou a Secretaria de Obras para execução de obras de melhorias na drenagem do Plano Piloto e tem buscado estratégias para ampliar a permeabilidade dos jardins e conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo", completou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.