O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) — colegiado composto por todos os desembargadores da corte — promoveu, por unanimidade, Diva Lucy de Faria Pereira ao cargo de desembargadora. A magistrada atuava como juíza de direito substituta de segundo grau e assume a vaga de Carlos Divino Vieira Rodrigues, aposentado em dezembro.
Carlos Divino atuou por 27 anos na magistratura, no DF. A nomeação da nova desembargadora consta em portaria do gabinete da presidência da corte, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) desta quinta-feira (11/2). Diva Lucy se junta a outras 13 juízas de direito titulares de segundo grau, em um universo de 47 magistrados nessa função no TJDFT.
A primeira desembargadora do tribunal foi a magistrada Maria Thereza de Andrade Braga Haynes, em 1980. Ela também foi a primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora e a única a chegar à presidência da corte.
Trajetória
Diva Lucy de Faria Pereira é natural de Anápolis (GO) e formada pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em direito constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público — Escola de Direito de Brasília. Foi assessora da Procuradoria-Geral do Distrito Federal e promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por 5 anos.
A juíza ingressou na magistratura em maio de 1994. Promovida por merecimento, em janeiro de 1996, foi titular da 1ª Vara Cível do Gama e, até então, respondia pela 1ª Vara de Precatórias do Distrito Federal. Designada juíza eleitoral em 2000, foi eleita integrante suplente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) para o biênio 2017-2019 e, atualmente, é membro efetivo daquela corte (biênio 2019-2021).
Também exerce a presidência do Comitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, no âmbito do TRE-DF.
Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.