Regularização

Lago Norte: Ibaneis assina regularização do Condomínio Privê I

Com o compromisso firmado entre a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e o condomínio, cerca de 700 pessoas e mais de 170 lotes serão beneficiadas

Ana Maria da Silva
postado em 10/02/2021 12:50 / atualizado em 10/02/2021 21:44
A regularização vai agilizar o processo até a etapa de venda direta -  (crédito: Ed Alves)
A regularização vai agilizar o processo até a etapa de venda direta - (crédito: Ed Alves)

O esforço de décadas que envolveu moradores, lideranças comunitárias e políticas do Lago Norte culminou, na manhã desta quarta-feira (10/2), em um evento inédito: o anúncio e oficialização da regularização na quadra 3 do condomínio Privê I. A cerimônia de assinatura da ratificação do termo de compromisso contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

“O maior processo de regularização fundiária em condomínios no DF”. Foi como o chefe do Executivo local definiu a solenidade. A regularização faz parte da nova modalidade de regularização fundiária, que tem como objetivo agilizar o processo até a etapa de venda direta. Com o compromisso firmado entre a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e o condomínio, cerca de 700 pessoas e mais de 170 lotes serão beneficiados. O local estava em situação irregular havia 20 anos.

A luta pela regularização se fez presente na vida do governador antes mesmo de tornar-se chefe do executivo. “Essa é uma história que carrego comigo. Eu fui um dos primeiros moradores do condomínio Moradas dos Nobres, na região de Sobradinho. Quando me casei, comprei outros terrenos irregulares”, lembra. “Na minha passagem como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), eu tentei me engajar na luta pela regularização, e sempre encontrávamos dificuldades das mais diversas possíveis”, ressalta.

De acordo com o governador, entre as dificuldades estava a falta de acessibilidade que o governo oferecia aos moradores. “Do outro lado do balcão, do lado do governo, sempre se colocavam todas as dificuldades possíveis, como se nós, moradores, de condomínios, fossemos espécie de picaretas, de pessoas que não tinham dignidade para ter a escritura ou nossa regularização”, lamenta. “Nós optamos pela moradia que estava ao nosso alcance, com a promessa e com o espírito de regularização que era possível naquele momento”, acrescenta o governador.

Luta de anos

O administrador regional do Lago Norte, Marcelo da Silva, explica que a cerimônia representa a realização de um sonho. “Apesar de todas as dificuldades em 2020, começamos 2021 em festa. Essa regularização foi sonhada por muitos moradores. Aqui mora uma população carinhosa, do bem, e nada melhor do que começar o ano com esse presente”, diz.

A assessora de regularização do condomínio, Maria José de Andrade, diz que o evento é significativo para toda a população do Lago Norte. “A regularização está sendo feita, como diz o dito popular, barba, cabelo e bigode. Regulariza o lote, a casa e a pessoa tem a segurança necessária para fazer com que os moradores se sintam tranquilos”, garante.

De acordo com Maria José, o governo tem feito um trabalho de regularização intenso, não só em grandes cidades, mas também em condomínios. “Isso é movimentar a economia, porque é permitido fazer obras, isso sim é trazer o progresso”, defende a assessora. Segundo ela, a regularização tem um significado forte. “Esse é o primeiro condomínio de regularização do governo Ibaneis, e há outros na fila. Além disso, gostaria de dizer aos demais que não estão nesse processo que vale muito à pena”, diz.

Moradora do condomínio Privê I, a deputada federal Celina Leão (PP) ressaltou a alegria da cerimônia. “É tão bom acordar com esse benefício chegando na porta da sua casa. Como parlamentar, eu posso falar do orgulho e da alegria. Eu tenho mais de 20 anos na vida pública, e só tivemos condição de comprar uma casa neste condomínio. Como muitos moradores que moram aqui”, explica.

Para a deputada, a Terracap nunca fez um programa voltado à classe média do DF, ao servidor público. “Essa foi a alternativa que muitas pessoas encontraram. Minha alegria hoje é dupla, como cidadã, como política, e como uma pessoa que também acreditou em um projeto que o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou”, ressalta Celina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação