Termômetros devem registrar mínima de 17ºC e máxima de 26ºC no Distrito Federal, hoje e no resto da semana, com a umidade relativa variando de 100% a 60%. Até ontem, o Plano Piloto registrou 154,6mm de precipitação, o equivale a 85% do esperado para todo o mês.
O céu encoberto de nuvens, baixas temperaturas e a forte presença de chuvas, no DF, permanecem até sexta-feira, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O meteorologista Mamedes Luiz Melo explica que o tempo está nublado devido à influência de uma zona de convergência do Atlântico Sul, que é um corredor de umidade, onde se associa com uma frente fria da região Sudeste.
De acordo com o Mamedes Luiz, a tendência é de precipitações por mais dois meses, com o Sol aparecendo esporadicamente. “Até sexta, tem previsão de chuva. O verão vai até março, mas a condição é de chover até abril”, afirma o especialista.
Para a analista de recursos humanos, Aline Ladislau, de 37 anos, o tempo chuvoso trouxe um alívio ao clima seco típico do Distrito Federal. A jovem carioca mudou-se para o DF há seis meses, após transferência do trabalho para a capital.
“Aqui, é bem frio. A gente não está acostumada com esse frio todo, mas a chuva deu uma aliviada, principalmente na questão da saúde, mesmo porque, eu tenho bastante dor de cabeça por conta desse clima seco”, conta Aline.
Ela diz que não dispensa aparelhos para aumentar a umidade em casa: “Eu deixo o umidificador ligado o dia inteiro, eu tenho umidificador na sala e no meu quarto”. Nesse final de semana, Aline trouxe a sobrinha Lawínia Ladislau, 10, para conhecer a cidade, no entanto, a chuva atrapalhou um pouco os planos.
“Ela (Lawínia) está gostando daqui, mas, com essa chuva, não dá para sair muito e não temos muito o que fazer”, ressalta a Aline.
Estragos
Apesar de o calor ter dado uma trégua aos brasilienses, o tempo chuvoso causou estragos no Distrito Federal. No sábado, uma árvore de grande porte caiu e destruiu um carro, na Quadra da 210 Sul, Bloco H. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) foi acionado para atender a ocorrência. Conforme a corporação, a queda da árvore obstruiu a via da 210 sul. Não houve vítimas no local.
A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), alerta os brasilienses para chuvas intensas e rajadas de vento em todo o Distrito Federal. De acordo com o órgão, em situações de emergência basta acionar o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) por meio do telefone 193. Em casos de desabamento de estruturas, a Defesa Civil também deve ser chamada, pelos números 199, 3362-1906 ou 3362-1909.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.