O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou, neste sábado (6/2), que a condição de tempo nublado e chuvoso permanece até o início desta semana. “Este fim de semana e início de semana vai ser com chuva, com pouca abertura de sol e temperaturas mais baixas", afirmou o meteorologista Heráclio Alves.
Neste sábado, os termômetros marcaram 19ºC na madrugada. Segundo o meteorologista, no domingo (7/2), a temperatura mínima deverá atingir 18ºC e a máxima, 25ºC. A umidade relativa do ar varia de 60% a 100%.
Apesar do clima chuvoso e nublado, Heráclio Alves afirma que a partir desta terça-feira (9/2) as temperaturas começam a aumentar devido à redução da nebulosidade, que possibilitará uma maior abertura de sol no Distrito Federal.
O meteorologista prevê para o início desta semana temperatura mínima de 17ºC e máxima de 28ºC.
Cuidados com chuvas intensas
A Defesa Civil orienta os brasilienses para chuvas intensas e rajadas de vento para todo o Distrito Federal. De acordo com o órgão, em situações de emergência basta acionar o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) por meio do telefone 193. Em casos de desabamento de estruturas, a Defesa Civil é chamada pelos militares. O canal direto é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.
Confira abaixo as medidas importantes:
- Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, é recomendado permanecer dentro da residência e procurar abrigo;
- Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca tripés e não empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto.
- Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios;
- Não acessar topo de prédios e não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;
- Não se abrigar debaixo de árvores isoladas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.