Obituário

Morre em Brasília Getúlio Pinheiro, fundador da Ferragens Pinheiro

Grupo forneceu aço para as principais construções de Brasília. Empresário lutava contra Alzheimer há uma década

Luana Patriolino
postado em 05/02/2021 14:58 / atualizado em 05/02/2021 15:04
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O empresário Getúlio Pinheiro, dono da Pinheiro Ferragens, morreu nesta sexta-feira (4/2), aos 89 anos, no Hospital DF Star, após enfrentar o Mal de Alzheimer por 10 anos. O velório ocorre hoje, a partir das 13h30, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

A filha do pioneiro, Janine Brito, 57 anos, diretora executiva do grupo Pinheiro, fala sobre a trajetória do pai. “Começou a vida dele fornecendo aço para a construção de muitos imóveis da capital. É uma pessoa que sempre trabalhou honradamente e deu esse exemplo, deixou esse legado muito importante para os filhos e toda a família”, conta.

Janine destaca a parceria da família também nos negócios e a iniciativa de Getúlio para que isso acontecesse. “Nossa empresa é familiar e papai sempre teve aquele pensamento de que antes de ajudar aos outros, ajudar e cuidar da própria família. Então, ele formou o negócio justamente para dar emprego aos próprios familiares”, diz.

Pioneiro

Maranhense, Getúlio chegou na capital em 1960 para fundar o empreendimento e forneceu aço para a construção de Brasília. Boa parte dos materiais da empresa foram utilizados nas obras da cidade como a Catedral, os ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional e, também, outras construções como o Aeroporto de Brasília e o Estádio Nacional.

Em comunicado oficial, a companhia informou que todas as unidades estarão fechadas nesta sexta-feira (5/2), e devem retornar amanhã (6/2). “Fechamos todas as unidades por hoje. Não tem nada nosso que esteja trabalhando. Amanhã tem que voltar porque temos compromissos a cumprir com os clientes”, disse Janine Brito. Getúlio Pinheiro Brito deixa a mulher, Letinha Brito (82 anos), cinco filhos, 10 netos e 2 bisnetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação