Pandemia

Hospital da Criança cobra da Secretaria de Saúde vacina contra a covid-19

Instituição afirma que mandou dois pedidos para que todos os servidores sejam imunizados o mais rápido possível. Secretaria não confirmou ter recebido os documentos

Luana Patriolino
postado em 04/02/2021 19:37
 (crédito: Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Servidores do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HBC) fizeram uma petição para que todos os funcionários sejam vacinados contra a covid-19. Ao ser questionado pela imunização desses profissionais, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, disse que aguarda uma lista, a ser encaminhada pela gestão da unidade, com o nome de todos os servidores que se enquadram no grupo prioritário.

No entanto, o Correio teve acesso aos documentos que comprovam que o Hospital da Criança mandou, pelo menos, dois ofícios com os pedidos da instituição para que os servidores sejam vacinados. Na petição, o HBC alega todos os colaboradores necessitam de imunização. “Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância de saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais”, diz o documento.

Em outro pedido, o HBC destacou que registra “estranhamento com a exclusão do Hospital da Criança de Brasília da relação de hospitais que receberão doses de vacina para aplicar em seus funcionários”. O instituto também declarou que é um dos maiores hospitais da rede pública do DF e que tem participado ativamento pelo enfrentamento da pandemia.

Procurada, a Secretaria de Saúde do DF afirmou, em nota, que a vacinação aos profissionais da linha de frente do Hospital da Criança de Brasília se iniciou. "Serão disponibilizadas mais doses para a unidade tão logo haja mais doses de vacinas disponíveis no DF", diz a pasta. Questionada se recebeu os pedidos, a secretaria não confirmou a informação.

De acordo com o Hospital da Criança, no período de abril de 2020 a janeiro deste ano, o HBC realizou 2.346 testes para covid-19, sendo que 461 funcionários testaram positivo (30,79%). Neste mesmo tempo, 129 acompanhantes também foram diagnosticados com o novo coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação