Nesta terça-feira (2), a Praça dos Orixás vai receber mini cortejos em homenagem ao dia de Iemanjá. Este ano, a Rainha do Mar e a Mãe das Águas Doces vão ser lembradas em uma ação com foco na defesa do Lago Paranoá. A campanha Cuide do Lago Paranoá e receba às bênçãos de Iemanjá é uma iniciativa do Instituto Rosa dos Ventos, em parceria com o coletivo de Yalorixás do DF.
A programação tem cerca de 10 grupos artísticos e representantes sagrados de matrizes africanas do DF, com o intuito de incentivar as pessoas que querem homenagear os orixás. Há opções biodegradáveis como flores, frutas, comidas e fibras vegetais.
A convite do Instituto Rosa dos Ventos, o artesão Juraci Moura produziu, com papéis recicláveis e tintas biodegradáveis, o tradicional barco que será entregue às águas levando em seu interior flores e comidas, mantendo assim a tradição sem quebrar as regras e respeitando o meio ambiente.
Para cumprir os protocolos de segurança contra a covid-19, os cortejos, que acontecem durante esta terça-feira (2/2), não terão horários divulgados. O intuito é reduzir o formato, para evitar aglomerações. Todos os participantes vão estar devidamente protegidos com os equipamentos de enfrentamento à covid-19.
A campanha conta com o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial.
Programação
Intervenção Cultural
02/02
Cortejo - Casa de Caridade Ile de Iemanjá
Cortejo - Kwe Oya Sogy
Abassa de Iança
Cortejo - Asé Dudu
Cortejo - Martinha do Coco
Cortejo - Capoeira N'zinga
Serviço
Data: terça-feira (2/2)
Local: Prainha dos Orixás
Horário: Início às 7h30
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.